Rotas de Peregrinação no Brasil


Existem hoje no Brasil rotas nacionais que seguem o modelo da peregrinação espanhola que leva milhares de andarilhos todos os anos até cidade medieval de Santiago de Compostela, que é considerada por muitos a terceira cidade mais importante do cristianismo, depois de Roma e Jerusalém.
Algumas das mais conhecidas rotas nacionais de peregrinação são: Caminho da Fé (São Paulo / Minas Gerais), Caminho do Sol (São Paulo), Caminho da Lapinha (Minas Gerais) e Os Passos de Ancheita (Espírito Santo).
Peregrino esse é o nome dado aquelas pessoas que se propõe a seguir por essa aventura e por que não dizer impor-se a este grande "desafio humano", pois sabe-se bem, que uma viagem como essa esgota o físico e alimenta a alma. Em contato com a natureza, caminhando consigo mesmo pode-se viajar internamente num vendaval de reflexões sobre tudo que rodeia a vida. Há relatos que contam como uma experiência como esta pode transformar a vida de uma pessoa. Para muitos que fazem as rotas nacionais a experiência é tão positiva que inspira a realização do Caminho de Santiago e para outros as rotas servem mesmo como preparação para o Caminho de Santiago. As caminhadas mais longas são feitas aproximadamente em 10 a 15 dias, percorrendo cerca de 230 km. Pode-se também elaborar trajetos de acordo com a disposição de tempo e de condição física de cada um.

Caminho da Fé

Rota que liga Águas da Prata ou Tambaú a Aparecida do Norte, num percurso de mais de 200 km, onde fica a maior catedral católica da América Latina. O caminho é bem sinalizado e tranquilo, além disso, há uma estrutura de apoio para realização da peregrinação. O andarilho pode contar com a existência de empresas que vendem passaportes para a peregrinação auxiliando-o com mapas e indicações dos principais pontos de referência e dos possíveis locais para pernoitar, quase sempre nas casas dos habitantes locais encontrados no decorrer do trajeto ou em pequenas pousadas.      

Para maiores informações sobre O Caminho da Fé acesse:
http://www.caminhodafe.com.br


Caminho do Sol 

Rota que liga o município de Santana de Parnaíba próximo a capital paulista até Águas de São Pedro, num percurso de cerca de 240 km. Hoje as trilhas são bem sinalizadas, com setas amarelas presas nas árvores ou no chão, como se faz no Caminho de Santiago. Durante o percurso os andarilhos podem apreciar bosques, construções históricas perdidas no meio do mato e canaviais. Grande parte do percurso se dá em estradas de terra, dormindo em casas de moradores da região ou em escolas rurais. Existem nesta rota pontos obrigatórios de passagem, onde se recebe um carimbo que comprova a presença do andarilho por ali. O ponto final é a cidade de Águas de São Pedro com uma visita à capela que abriga a imagem de São Tiago que foi doada por peregrinos de Compostela. Há pessoas que preferem fazer o trajeto de bicicleta, fazendo é claro, em bem menos tempo.         

Para maiores informações sobre O Caminho do Sol acesse: 
http://www.caminhodosol.org


Caminho da Lapinha

Rota que começa nos arredores do distrito de Lapinha da Serra, a cerca de 150 km de Belo Horizonte passando pela Serra do Cipó até Conceição do Mato Dentro, onde fica a Cachoeira do Tabuleiro que conta um paredão com mais de 270 metros de altura. O percurso é bastante acidentado, porém muito bonito, pode-se apreciar cachoeiras, campos com uma vegetação belíssima e montanhas magníficas. O grau de dificuldade desta rota é um pouco maior e requer uma condição física melhor, mesmo assim, várias pessoas se aventuram todos os anos nesta jornada e se deliciam com a paisagem que compensa todo esforço.

Para maiores informações sobre O Caminho da Lapinha acesse: 
http://caminhosdeminas.wordpress.com/


Os Passos do Jesuíta "Anchieta"

Rota que era percorrida quinzenalmente pelo Padre Anchieta, tem um trajeto de 105 km, num percurso que vai da capital capixaba Vitória até cidade de Anchieta. O ponto de partida é a Catedral de Vitória, seguindo rumo ao Santuário de Anchieta, construção erguida pelo próprio Anchieta com ajuda dos índios tupis no fim de sua vida no século XVI. Este caminho atrai cada vez mais turistas todos os anos, especialmente no feriado de Corpus Christi. O caminho conta com pontos de apoio que fornecem aos andarilhos água, frutas e primeiros socorros médicos.

Para maiores informações sobre Os passos de Anchieta acesse: 
http://www.abapa.org.br/passos.php        

Comentários

Unknown disse…
Criado em 2001 o Caminho da Luz, o Caminho do Brasil tem sido percorrido por milhares de peregrinos do Brasil e exterior.
Vale a pena conferir!
www.caminhodaluz.org.br
Anônimo disse…
Caminho da Prece
Esse Caminho, muito bem sinalizado, se destaca por ser um Caminho relativamente curto, embora exija esforço moderado. São 71 km que podem ser percorridos em dois dias (há alternativas para três). Saindo da cidade mineira de Jacutinga, Sul de Minas Gerais e divisa com o estado de São Paulo, com chegada na Basílica de Nossa Semhora do Carmo, em Borda da Mata. Esse caminho permite que o peregrino aprecie as belezas naturais em trechos da Serra da Mantiqueira. Ao longo do Caminho, há 6 cruzeiros estrategicamente posicionados que convidam seus peregrinoss a reflexões religiosas. Há vários pontos de apoio que carimbam as credenciais para a retirada do Certificado de Conclusão, na Basílica. Vale a pena conferir. Informações pelo site www.caminhodaprec.com.br ou veja o site do experiente peregrino, Oswaldo Buzzo: www.oswaldobuzzo.com.br
CORRUPÇÃONÃO disse…
O caminho dos Anjos em Minas Gerai é diferente dos demais. Ele é circular. Fiz este caminho no ano passado com a minha família. Ele é circular, pois começa na cidade que termina, possibilitando que o caminhante vá de carro para o inicio da caminhada e pega o carro e vai embora no final. A dificuldade deste caminho, percorrido em 10 dias apé são os morros com declividade muito acentuada. É sofrido, mas muito bonito e diferente dos demais caminhos que fiz. Vale a pena para quem gosta de um tempero diferente.
Claudio disse…
Olá!

Há muito tempo tenho curiosidade sobre estes caminhos brasileiros de peregrinação. Gostei do post, bem interessante para despertar a curiosidade e começar a pesquisar mais sobre o assunto. Tenho um blog sobre o Caminho de Santiago de Compostela e pretendo, um dia, poder falar de ao menos de um destes caminhos lá. :)

Um abraço
Outono disse…
Seria possivel fazer esse caminho com uma criança de 8 anos? O caminho "Passos de Anchieta"?

Alguém tem uma lista dos caminhos mais percorridos no mundo?

Postagens mais visitadas deste blog

Calanques Francesas: Paraísos escondidos

PRAGA