Calanques Francesas: Paraísos escondidos

Afinal, o que são as Calanques?

Em um breve resumo: Trata-se de um acidente geográfico sob a forma de uma angra, enseada ou baia situado no Mar Mediterrâneo. 

As Calanques Francesas

Pequenas praias de águas calmas, transparentes e emolduradas por paredões que chegam aos surpreendentes 500 metros de altura assim são as calanques francesas. 

Com uma visitação anual de cerca de 1,5 a 2 milhões de turistas curiosos em desbravar esse paraíso francês. 

Foi criado em 2012 o Parque Nacional das Calanques, com o difícil objetivo de conseguir conciliar a conservação da sua biodiversidade com as atividades humanas. 

Onde estão?

No litoral francês entre as cidades de Marseille, Cassis e La Ciotat. 

A região fica próxima da famosa e glamourosa Riviera Côte dAzur da qual se difere totalmente. Nas calanques o que realmente importa é o contato com a natureza bela e pura.

Como visitar?

As 3 Calanques mais famosas e visitadas são: de Port Miou, de Port Pin e d'En-Vau.   

Via marítima: Embarcações saem dos portos de Marseille e Cassis com destino as calanques. O passeio dura em média de 1 hora a 3 horas dependendo do número de calanques a serem visitadas. 
Custo médio: 15 euros.
Trata-se de um passeio contemplativo, as embarcações não chegam até a praia assim é para ver de longe e tirar algumas fotos. 
O passeio serve para poder ter uma ideia geral das calanques e quem sabe escolher qual ou quais visitar e passar um dia inteiro. 
O passeio de barco recomendo também as pessoas com dificuldade de locomoção ou para que não esta afim ou sem condições físicas para encarar uma trilha.

Local de vendas de ingressos




Embarcações que realizam os passeios


Via terrestre: trilhas dão acesso as calanques e as sua praias paradisíacas escondidas.
São várias trilhas e de níveis de dificuldades que variam bastante. O certo é que ao final do esforço o aventureiro terá o direito a um belo mergulho nas águas cristalinas do mediterrâneo. Aos adeptos de um bom e relaxante exercício físico fica a dica de realizar um passeio inesquecível remando em um caiaque até as praias em meio a uma das paisagens mais impressionantes.









Para visitar as Calanques a partir de Cassis siga as placas que indicam as Calanques. Haverá estacionamentos no local e é claro que na alta temporada difícil encontrar uma vaga. 
A calanque de Port Miou - é uma calanque para barcos, sem praia.
Siga o fluxo por uma trilha tranquila e chegará até Port Pin. 
Para chegar à Calanque d'En-Vau a mais famosa de todas, há duas trilhas: siga a trilha da direita, por baixo, exige menos esforço físico, e obvio não há vistas espetaculares. A trilha da esquerda é mais íngreme e com pedras, o esforço vale a pena a vista das montanhas contornando o mar.

Para visitar apenas a Calanque d'En-Vau há uma trilha mais tranquila, quase plana, de mais ou menos 1h de caminhada de um estacionamento até à praia sem passar pelas outras calanques.

Recomendável: levar sanduíches, água e passar muito protetor solar e o uso de tênis confortáveis. 







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PRAGA