Veneza



Veneza
 a cidade dos canais e capital da região de Véneto está situada sobre um conjunto de ilhas que se estende em um terreno pantanoso no mar Adriático.  São 120 pequenas ilhas unidas entre si por umas 400 pontes. O acesso a Veneza é feito desde terra firme pela Puente de la Libertad que da acesso a Piazzale Roma. 

Muitos falam do mal cheiro de suas águas e da presença de animais como ratos, mas em recente visita a esta cidade linda não presenciei nada que pudesse manchar a imagem de uma das cidades mais visitadas e incríveis do mundo.    

Cidade cenário, essa é Veneza. Até quem dispõe de pouco romantismo acredito que aflore o romantismo no tradicional passeio de gondola pelos canais de Veneza, que é imperdível. 

Esta foto descreve bem a cidade de Veneza



Clima em Veneza



Desde a fundação, Veneza tem sofrido efeitos de inundações periódicas. 
As inundações acontecem várias vezes no ano, sendo mais previsíveis nos meses mais frios. A maré alta costuma inundar a Praça de San Marco ao ponto de haver a necessidade de colocar passarelas de madeira e as pessoas andarem em fila indiana. 
O fenômeno é chamado de Acqua Alta "Água Alta", durante as cheias repentinas soam sirenes de aviso sobre a inundação, as passarelas  ficam lotadas havendo até mesmo engarrafamentos de pessoas e os desprevenidos do uso de botas ou galochas de borrachas saem com os pés encharcados.
O governo italiano prepara um projeto, com nome Moisés para corrigir a situação, seriam diques móveis que impediriam o aumento do nível da água do mar.

TEMPERATURAS MÁXIMA E MÍNIMA

  • Janeiro e Fevereiroentre 1ºC e 8º C 
  • Março e Abrilentre 5ºC e 17ºC 
  • Maio e Junho entre 13ºC e 25ºC
  • Julho e Agosto entre 19ºC e 30ºC
  • Setembro e Outubro entre 12ºC e 24ºC 
  • Novembro e Dezembro entre 3ºC e 12ºC 


Verão em Veneza

No verão, julho e agosto são os meses mais quentes e úmidos, já que costumam ocorrer algumas pancadas de chuva a tarde. A cidade fica lotada de turistas vindos do mundo inteiro, verdade que o calor incomoda até para uma brasileira...ufa! Não imaginava que o calor fosse tanto. 
Para compensar o desconforto do calor há uma infinidade de sabores deliciosos de gelato a sua escolha e a cidade está em festa.  Nas noite de verão de Veneza é impossível ficar no Hotel, com tantas festas nas ruas e muita gente reunida em restaurantes e bares. 
Um destaque para o mês de Julho, é a festa do Redentor, que em resumo é uma festa para comemorar o fim de uma peste que matou um terço da população da cidade no ano de 1576. 
A "Festa del Redentore" acontece no terceiro domingo de Julho. 
Há uma programação divulgada em toda cidade, com destaque para a grande queima de fogos que encerram as festividades. Esta acontece no canal da Giudecca, com a presença de centenas de pessoas e embarcações. Logo após a queima de fogos os barcos saem como se fosse uma regata pelos canais encantando os turistas, há um verdadeiro engarrafamento de embarcações de todos os tamanhos e estilos.   





Calendário de Festas populares de Veneza

- Janeiro
Epifania - 5 e 6 de janeiro- Celebração católica, 
uma tradição da Itália, a cidade fica toda decorada. 

- FevereiroCarnaval - Acontece no início do mês -  O famoso carnaval toma conta das ruas de Veneza. Basta comprar sua máscara a venda por toda cidade e participar da festa como um misterioso mascado.

- Março
Su e Zo per i Ponti -Acontece no segundo domingo de março -Uma maratona "Su e Zo per i Ponti" que percorre as ruas da cidade, são subidas e descidas por várias pontes.


- Abril
Semana Santa - Acontece 
do domingo de Ramos à Páscoa - Celebrações religiosas da Semana Santa.

Festa de San Marco - Acontece no dia 25 de abril - A celebração do padroeiro da cidade, na Festa de San Marco, com uma corrida de gôndolas pela baía.

- Junho
Regata das Grandes Repúblicas Marítimas - Acontece no início do mês - A regata que é uma disputa entre competidores representantes das quatro antigas repúblicas marítimas: Amalfi, Genova, Pisa e Veneza.


Bienal de Veneza - Acontece somente nos anos ímpares - A maior exposição de arte contemporânea do mundo, normalmente aberta até setembro. 

Julho
Festa do Redentor - Acontece no terceiro domingo de Julho - A festa leva aos canais uma procissão de gôndolas e outras embarcações, comemorando o fim da epidemia de 1576 em Veneza. Os fogos de artifício sobre a lagoa encerram as festividades.


Agosto
Festival de Cinema - Acontece no final de agosto e início de setembro -  O Festival de Cinema de Veneza, um dos mais antigos eventos internacionais desse tipo.


Setembro
Regata Histórica - Acontece n
o primeiro domingo do mês - A regata Histórica inclui uma competição tradicional entre duas gôndolas e também há uma procissão de barcos. 

Novembro
Festa da Saúde - Acontece no dia 21- Os habitantes agradecem à Virgem Maria, em memória à peste que assolou a cidade em 1630.

Chegando a Veneza de trem  

Procurar hotéis nas imediações da estação Santa Lucia - no bairro contíguo de Canaregio ou do outro lado do canal em Santa Croce-  é uma boa escolha, podendo assim, chegar com as próprias pernas ao hotel "é claro com pouca bagagem".  Preste atenção num detalhe: as pontes, elas são sinônimos de degraus. Outra opção é procurar um hotel que fique perto de alguma parada de vaporetto, perto mesmo. Veneza é um labirinto, então o mais ou menos perto pode ser longe e de complicado acesso.

Locomoção em Veneza

Uma cidade sem carros, assim é Veneza, talvez esse seja seu grande diferencial. Existem os  barcos, as famosas gôndolas e os "Vaporetti" que substituem com muito charme os automóveis e ônibus de nossas cidades.   Os Vaporettis fazem o papel do transporte público e são a melhor maneira para deslocamentos grandes, muito fácil, prático, organizado e mais acessível sendo uma ótima opção de passeio por Veneza. 
Existem também lanchas que funcionam com táxi, mas bem caras. Aliás todos os serviços existentes por veículos automotores nas cidades em Veneza há a versão marítima: bombeiros, mudança, policia, funerária e etc.   


Na estação de trem Santa Lucia (estação central), onde a grande maioria dos turistas chegam a Veneza são vendidos os passes para os Vaporettos.
O bilhete simples do Vaporetto custa 6,50 euros com validade durante 60 minutos na mesma direção (dá para parar no caminho e reembarcar no mesmo sentido antes de expirar o prazo).

Bilhete magnético
Passes de vaporetto para visitantes
Para quem for permanecer na cidade por mais de um dia vale a pena adquirir o passe: 
- 16 euros -12 horas consecutivas;
 -  18 euros - 24 horas;
-  23 euros - 36 horas;
 28 euros - 48 horas;
 33 euros - 72 horas;
- 50 euros  - 7 dias. 
Dica preciosa: Se você não tem problemas de locomoção não compre passe de Vaporetto para todos os dias de permanência na cidade, e ande a pé por Veneza, é maravilhoso!

Atenção: é preciso validar o passe numa das maquininhas dos pontos de embarque. O cartão é magnético, passe o cartão na leitora e o painel avisa se está válido ou não.

Para fazer um bom uso do passe de vaporetto, faça um tour por todas as ilhas do arquipélago veneziano (Lido, Murano, Giudecca) e no Arsenal onde está a Biennale.

Site de pesquisa:


                 "Ponto" onde esperamos os vaporettos. Há um informativo afixado com os horários.


O Vaporetto arte é diferente do Vaporetto comum, é mais vazio e confortável. A proposta é diferenciada.
http://www.vaporettoarte.com/index.php/it/




Para um  passeio único e muito romântico existem as mundialmente famosas Gôndolas de Venezahá opções de passeios por trajetos mais completos e horários mais nobres e românticos, sendo geralmente todos bem caros e sem muita negociação... imperdível mesmo assim. Veja a melhor opção para o seu bolso, só não saia de Veneza sem fazê-lo.     

Além dos passeio de barco, em Veneza o gostoso mesmo é atravessar 
a pé suas pontes e desvendar os mistério e a beleza de suas ruazinhas e sentir o cheiro convidativo de sua culinária .   
Onde pode-se deliciar um pedaço de pizza "enormes por sinal", com ingredientes fresquinhos, um verdadeiro almoço. 
A pé por Veneza pode-se olhar os detalhes das casa, a arquitetura da cidade, as garagens dos barcos, o paisagismo e descobrir como se vive em uma cidade tão incomum.
Isso é possível pois As Ilhas Rialtine - a parte mais "importante" de Veneza - são pequenas sendo possível andar de uma extremidade a outra em uma hora em média. 

Informações turísticas de Veneza - Existe um centro de informações turísticas (APT) na estação de trem -aberto diariamente das 8h às 18h30- e outro no Palazzetto Selva no antigo Giardini Reali, próximo à Piazza San Marco, aberto das 10h às 18h. 
Fornecem gratuitamente o mapa de Veneza, que traz os principais pontos turísticos. Mapas mais detalhados, só comprando. 
Oferecem também um livrinho que contém informações básicas de acomodação e a Leo Bússola, revista com a programação cultural da cidade, em inglês e italiano. 
Ao lado do APT da estação de trem funciona um escritório somente para reserva de hotéis. Abre de seg. a sáb., das 9h às 19h40, e dom., das 10h às 18h.

Comentários

Unknown disse…
Um lugar encantador morro de vontade de conhecer!
Pedro Pereira disse…
Excelente artigo! Obrigado pelas dicas :)
Amei Veneza, pretendo voltar!
Caminhar pelas ruas é a coisa mais maravilhosa que existe.
Gostaria muito de retornar nos meses de verão.
Suas dias são ótimas!

Postagens mais visitadas deste blog

Calanques Francesas: Paraísos escondidos

PRAGA