PRAGA

Praga, cidade das cem "cúpulas" ou "torres"

Para nós brasileiros esse nome não soa tão bem "Praga".
A única menção a palavra praga no sentido da nossa amada língua portuguesa que constatei em praga foi a quantidade de turistas aglomerados nos seus principais pontos turísticos.

Conhecida como a cidade das cem cúpulas e em algumas referências das cem torres. E, realmente olhando Praga de vários ângulos e pontos diferentes se percebe que de certa forma esta faz juz a tal pseudônimo. São muitas torres e cúpulas vistas no horizonte dessa charmosa cidade medieval.
Praga hoje, é sem duvida um dos roteiros turísticos mais cobiçados da Europa por turistas do mundo inteiro.

A chegada a cidade de Praga sem duvida se dá por meio dos trens que chegam das diversas partes da Europa.

Ficamos hospedados bem próximos a ponte Carlos. Na minha opinião foi perfeito, ficamos com ótima mobilidade para conhecermos os pontos turísticos mais famosos da cidade.

   Impressionante a quantidade de turistas na ponte Carlos.


A ponte Carlos 

Seu principal ponto turístico é a ponte Carlos. Não há trafego de carros na ponte, é claro que seria impossível um carro passar por ali. 
Sempre cheia de turistas que mais parece um mar gente a ponte Carlos tem seus mistérios e superstições.   
A grande maioria dos turistas passam por ela cumprindo o protocolo de tirar umas belas fotos e pegar na estátua de São Nepomuceno. Segundo a tradição quem pega na estátua voltará a Praga.




 Estátua de São Nepomuceno

Observe no detalhe o efeito de todas as passadas de mãos na estátua

A unica forma de conseguir tirar belas fotos na ponte é madrugando. Chegar antes das 7:00 da manhã é a unica forma para apreciar a beleza e os detalhes da ponte. Não pense que a ponte será somente sua!  É certo que encontrará  "algumas" noivas na sua maioria asiáticas tirando fotos.




   Vista do Castelo de Praga ao entardecer de um mirante da ponte


O relógio astronômico "Orloj"  

O segundo momento turístico mais cobiçado de Praga é ver o relógio astronômico de mais de 660 anos em atividade. Os doze apóstolos feitos de  madeira rodam de hora em hora em uma janela superior que se abre aos olhos de uma multidão que fica de pescoço estendido esperando tal momento que dura pouquíssimo tempo. Existem outros personagens: o Turco, a avareza, a vaidade e a morte, esse representado por um esqueleto que marca o início do desfile ao puxar uma corda.     


Vídeo acima foi gravado de dentro da torre após a visita ao interior do prédio. É possível ficar bem próximo aos bonecos e ver como funciona.


Instalado em uma torre de 70 metros de altura estilo gótico do seculo XIV.  É nela que fica o Orloj, um símbolo da Republica Tcheca. Trata-se na verdade da torre da Prefeitura da Cidade Velha (Old Town Hall).


Minutos antes da abertura da janela. Todos aguardando a apresentação.


Subir na Torre do Relógio

Para ter uma bela vista da Praça da Cidade Velha, o melhor é subir a Torre do Relógio da Prefeitura.
- Horário da torre é de terça a domingo, das 9:00 às 18:00 horas e às segundas das 11:00 às 18:00 horas. 
- Preço: 130 coroas (80 coroas para estudantes, crianças maiores de 6 anos e pessoas acima de 65).


Fique ligado!

Muito danificado pela guerra e passando por restaurações não tão bem sucedidas que precisam ser consertadas. O prédio tem passado ultimamente por constantes intervenções.
Então, se você pensa em visitar praga ainda nesse ano de 2018 e acha imprescindível ver a torre e o Orloj informe-se para não se decepcionar.  

Encontrei essas informações na internet:      


– Entre janeiro e junho de 2018: relógio desligado, retirado e coberto. Haverá uma foto dele sobre os tapumes.
– Entre junho e outubro de 2018: relógio novamente visível e funcionando. Ainda não há informações dizendo se outras áreas fecharão. A princípio, não.

O objetivo da reforma da torre e do Orloj é finalizar seu restauro completamente antes de 28 de outubro de 2018, quando acontece a comemoração dos 100 anos da fundação da Tchecoslováquia, o antigo pais formado pela República Tcheca e pela Eslováquia.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Calanques Francesas: Paraísos escondidos