Colômbia

Colômbia, o ressurgimento de um país

Colômbia, país discriminado por muitos. Claro que houve motivos de sobra para isso, afinal ainda hoje quando se fala de Colômbia logo associamos a tão temida FARC. A situação esta mudando. Hoje a Colômbia usa a seguinte frase em campanha publicitária de turismo:

 Colômbia, o perigo é você querer ficar

Imagem da campanha: Colômbia, o perigo é você querer ficar

O perigo de ir à Colômbia é se apaixonar por suas paisagens, por sua gente, por sua gastronomia, por suas feiras e suas festas, seus artesanatos e suas cores

É claro que a Colômbia tem grandes problemas sociais e a FARC ainda está presente no seu território. Cuidados sempre devemos tomar em qualquer viagem que fizermos,  viajamos para aproveitar da melhor forma os dias de folga da "vida habitual" e o que não queremos são problemas e traumas. A velha e boa dica é: Planejar.  
Em uma recente viagem a esse país tão intrigante, descobri uma um belo país de povo muito simpático . Em momento nenhum me senti insegura. Foi uma viagem tranquila e que deixou somente boas lembranças. A minha percepção é que hoje a Colômbia encontra-se em uma fase de reconstrução de sua  imagem perante o mundo. Notei pessoas orgulhosas do seu país e empenhadas em fazer o melhor.

Minha Viagem a Colômbia 

Passagens adquiridas em Janeiro de 2012. No caso dessa viagem para a Colômbia tirei milhas pela TAM dos trechos internacionais e nos trechos nacionais usamos a COPA www.copaair.com
Existe a opção múltiplas cidades no site da COPA que facilita bastante a emissão de passagens. O valor das passagens dentro da Colômbia saiu para duas pessoas no valor de R$ 2.198,00 correspondente ao voo de Bogotá para Cartagena e de Cartagena para Isla San Andrés e de Isla Sans Andrés para Bogotá. Já que de Isla San Andrés para Isla Providência os voos são em aviões menores (15 pessoas) com as empresas SATENA ou SEARCA. 
http://www.satena.com/aym_index.php?alr=&
São por volta 20 minutos de voo ou de Catamarã 2 horas e meia.


Bogotá

Uma cidade que se orgulha do seu sistema de transporte coletivo,  TransMilênio.   
Muita gente se surpreende com a informação de que Bogotá é a 4ª cidade mais populosa da América do Sul, superada somente por São Paulo, Rio de Janeiro e Buenos Aires.
Bogotá possui aproximadamente 8,5 milhões de habitantes (2010), residindo em seu núcleo urbano e região metropolitana, que engloba todas as cidades e povoados vizinhos.
Outra informação importante, sua altitude de 2.640 metros acima do nível do mar a classifica como a 3ª capital de maior altitude do mundo, perdendo apenas de La paz, na Bolívia e de Quito, capital do Equador.
E por lá funciona um sistema de transporte - inspirado no Brasil / Curitiba - que funciona mesmo. O TransMilenio é um sistema de transporte público metropolitano  que utiliza o veículo leve sobre pneus (VLP) e foi inspirado na Rede Integrada de Transporte de Curitiba, com algumas modificações que potencializam a capacidade de transporte de passageiros superior à de Curitiba. Usei muito o TransMilênio e recomendo. Senti uma certa inveja, em relação ao nosso país, já que temos em nossas grandes cidades tantos problemas com o transporte público. 




Pontos interessantes em Bogotá   

Bairro da Candelária

Bairro histórico e tradicional bem no centro de Bogotá. A arquitetura desse bairro intrigante têm características e estilo espanhol colonial. Uma caminhada tranquila pelas ruas da Candelária leva a "Plaza del Chorro de Quevedo" e "Monserrate".





Praça de Bolívar

Conhecer a histórica e tradicional Praça de Bolívar e quase uma obrigação para o turista na cidade de Bogotá. A praça é um daqueles lugares que transmitem um ar de histórias e cultura.  O Congresso da República, o Palácio de Justiça, Catedral Primaz da Colômbia e o Palácio do Liévano onde funciona a Prefeitura, tudo isso pode-se visitar por lá. E bem no centro da praça existe o monumento ao libertador Simón Bolívar e muitos pombos revoando a cabeça das pessoas que passam ou visitam a praça.









Museo do Ouro

O Museu do Ouro de Bogotá ou  Museo del Oro é um dos maiores e mais importantes museus do ouro do mundo. É de fácil acesso. Seu acervo constituído de trabalhos pré-colombianos utiliza como matéria-prima o ouro da região, simbolizando à rotina e o cotidiano de seu povo, está exposto em salas amplas, bem distribuídas e com visita guiada. A vista guiada é interessante para quem dispõe de tempo e paciência, achei cansativa, comecei a visita em grupo e terminei sozinha. Um ótimo passeio para entender um pouco da cultura e da história do povo colombiano. Tem uma sala interessante a sala de oferendas, com sons e jogos de luzes focando peças de ouro, lindo... O preço do ingresso do museo e bem barato e aos domingos a entrada é gratuita.

Neste site você poderá acessar as principais informações sobre funcionamento do museo.






                  sala de oferendas

Cerro de Monserrate

O Cerro de Monserrate é uma montanha que envolve o centro da cidade e dessa pode-se avistar Bogotá. A grandeza do cerro impressiona com  mais de 3.000 metros acima do nível do mar. No cerro há uma igreja que é uma das rotas de fé para os colombianos e uma feirinha para comprar regalos. O acesso ao cerro é feito através de funicular e bondinhos, um serviço bem organizado,  limpo e rápido com um visual maravilhoso.  A vista panorâmica da cidade que o cerro oferece aos vistantes é imperdível.  

Informações: 
http://www.cerromonserrate.com/







Museo Botero

O Museo Botero está localizado no bairro da candelária, no centro histórico, em uma construção agradável e convidativa. As 123 obras do famoso artista colombiano Fernando Botero estão neste local desde o ano de 2000. São pinturas, esculturas e desenhos, acompanhados por obras de artistas consagrados internacionalmente como: Monet, Chagall, Renoir, Picasso entre outros. E a entrada é totalmente gratuita. Demais! Isso é o que chamo de popularizar a cultura.   

Informações acesse: 











Catedral de Sal de Zipaquirá

A Catedral de Sal de Zipaquirá faz parte do complexo cultural "Parque do Sal". Parque do sal é um espaço cultural temático dedicado à mineração, a geologia e os recursos naturais e está a 50 km ao norte da capital Bogotá




Há diferentes tipos de tour e de preços distintos. Sua principal atração é a Catedral de sal construída pelos mineradores a nada menos que 180 metros abaixo da terra. 
Orgulho do povo colombiano a catedral recebe turistas do mundo inteiro. São pessoas curiosas em devendar como é uma catedral de sal? Como o homem é capaz de construir algo tão desfiador? 
Ao entrar, logo nos primeiros metros, o visitante tem uma sensação um tanto desagradável um cheiro forte que toma conta do ambiente, não desista logo passa. O tour é feito por um guia mineiro que explica toda a historia que envolve a catedral. Logo no começo, entramos em um corredor extenso com iluminação especial que retrata a via crucis de Jesus Cristo esculpida em sal. 


                                      Entrada do Tour  


Não se empolgue a tirar fotografias logo no começo do tour, pois o mais bonito e interessante esta no final. 







No interior da catedral há lojinhas, café colombiano e serviços de fotografia. O serviço de fotografia tem um preço razoável e boa qualidade (fazem fotoshop), uma vez que para tirar fotos no interior da catedral é um pouco complicado e a iluminação artificial não contribui aos amadores.    

No site abaixo é possível tirar todas as dúvidas:   

http://www.catedraldesal.gov.co/index.php?option=com_content&view=article&id=49&Itemid=109&lang=en




Opções de transporte para Zipaquirá

Para ir a Zipaquirá há várias alternativas e para diversos bolsos.

De ônibus 

Usei o transporte coletivo mesmo, foi muito fácil, eficiente e barato.
Saindo de Bogotá, basta usar o sistema de transporte de Bogotá até o Portal del Norte (estação do Transmilênio, na Calle 170). Dessa estação saem os ônibus para as cidades ao norte de Bogotá, inclusive para Zipaquirá.

Custos da viagem: Transmilênio + Bus para Zipaquirá (ida e volta) COP$ 1.400 + 2.600 = COP$ 5.400
Tempo do percurso: Após o embarque no Portal del Norte são em média de 45min . Os ônibus saem a cada 15min. Peça informação, pois não necessariamente você precisa pegar o que está com o nome Zipaquirá, assim você não perde tempo.

De trem

Um pouco mais cara, é ir de trem. O passeio custa COP$ 30.000 e o passeio é realizado somente aos sábados e domingos saindo de Bogotá para Zipaquirá. 


O trem parte da Estação de Sabana de Bogotá às 8h30, para na estação de Usaquén às 9h20, chegando em Zipaquirá às 11h30. 

O retorno é às 14h, chegando a Usaquem às 17h. 
É aconselhável reservar com antecedência esse passeio, uma vez que trata-se de um passeio muito procurado pelos turistas.

Informações no site: http://www.turistren.com.co/ 



Cartagena

Uma jóia da arquitetura colonial, Cartagena. 
Suas ruas estreitas, casas com jardineiras floridas e passeios de charrete que remetem ao passado num clima bucólico como poucas cidades.
  
Pelas diversas razões existentes para se conhecer e visitar Cartagena, as autoridades turísticas decidiram classificá-las por cores para facilitar aos viajantes um percurso completo por todos os seus atrativos. Cartagena é café, azul, verde, rósea, violeta, laranja, branca, amarela e vermelha.


  • Café por seu centro histórico, suas muralhas e seus fortes; 
O por-do-sol é fabuloso. Cartagena é um desses lugares onde as pessoas se reúnem para prestigiar os encantos da natureza e curtir uma boa companhia. Ao redor das muralhas, no Baluarte de Santo Domingo, há cafés onde tudo isso acontece.  









Um dos passeios oferecidos na cidade, e feito de Chiva,  é o que começa no Convento de La Popa onde há um Mirante com uma vista incrível da cidade. Continuando o passeio pelo Monumento a Los Zapatos Viejos que homenageia um verso do poema “A Mi Ciudad Nativa” de Luiz Carlos López, de onde se avista a próxima atração o Forte de San Felipe.  O Forte de San Felipe de Barajas é parada obrigatória dos turistas. Trata-se da maior fortaleza militar espanhola na América, dos anos de 1500 o forte está em ótimo estado. Durante a visita você se sente em um cenário de filme pirata, são túneis secretos e uma vista maravilhosa. 
Dica: com as informações do guia fica ainda mais interessante, ele conta histórias interessantes sobre o lugar.
  • Azul pelo céu brilhante e o mar que beija as praias; 
Cartagena é vendida como destino Caribenho, mas a verdade é que as praias da cidade são bem diferentes do Mar do Caribe, com uma areia escura e imprópria para banho. Existe a uma hora de barco de Cartagena, na Islas del Rosário o verdadeiro mar caribenho.


                       Vista da cidade no percurso de ida do passeio 
Para fazer o passeio basta ir ao cais de Cartagena e comprar o passeio ou  nas operadoras locais de turismo (COPS40.000). Não aconselho aos finais de semana, pois a população local costuma ir a ilha, tornando o lugar muito cheio "farofa mesmo". 
Uma dica: quando entrar no barco não fique tentado a senta-se na frente (proa), pois com a velocidade as pancadas causadas pelo atrito do barco com as ondulações do mar são violentas e muito desconfortáveis. Não caia também na tentação das grandes embarcações, pois são lentas, o melhor são as pequenas lanchas.     

Entre as atividades do passeio, está a visita ao Oceanário (COPS 15.000), a pratica de mergulho, snorkel ou simplesmente descansar na frente da vista maravilhosa.  

Vista da volta do pesseio

A Isla Del Rosário é mesmo linda. Só que para quem segue adiante e pretende conhecer ilhas colombianas como San Andrés e Providência, acredite o melhor ainda esta por vir. Nesse caso não aconselho fazer mergulho ou snorkel. 
  • Verde pelas reservas ecológicas dos arredores e o esplendor das ilhas do Rosário e de Barú; 
  • Rósea pelos múltiplos eventos desenvolvidos durante o ano como o Festival de Música Clássica, o “Hay Festival”, as Festas de La Popa e de Nossa Senhora da Candelaria, os festivais do Jazz e do bolero, o Festival Internacional de Cinema e as Festas da Independência em novembro, quando a cidade também fica repleta das mulheres mais lindas de Colômbia.
No mês de janeiro a cidade de Cartagena é uma festa.

  • Violeta porque é um destino ideal para fazer várias compras, como das prendas dos famosos desenhistas, artesanatos e jóias na zona comercial de Bocagrande ou no Centro Histórico; 
  • Laranja de sua saborosa gastronomia que combina os frutos do mar com a doçura das frutas tropicais e o tempero de várias regiões do mundo; 
  • Branca e negra pela alegria que brota de noite em seus lugares de festas, em suas 16 praças, nas muralhas ou no interior das “chivas” turísticas que percorrem as ruas cartageneras;


  • Amarela pelo Centro de Convenções e a ampla infra-estrutura que brindam hotéis para que a cidade seja sempre sede de eventos, congressos e encontros de empresários, chefes de estado e intelectuais que não poupam elogios para esta pérola do Caribe que recebe muito do mundo “macondiano” recriado por nosso Nobel de Literatura, Gabriel García Márquez; 
  • Vermelha pela paixão que brota dos apaixonados que eternizam seu vínculo nas igrejas e além das suas muralhas ou que escolhem Cartagena para provar e comprovar do seu mútuo amor.






Assim é só escolher e se divertir!



Para quem quer aproveitar muito a cidade minha superdica é hospede-se na cidade velha ou cidade murada.   



Comentários

Giga - Trader disse…
Medellin com certeza é uma das melhores cidades!

Povo simpático e temperatura amêna



____________________________
Dicas sobre viagens
www.tudo-viagem.com.br
Oi! Adorei o post! Sou de São Paulo e pretendo ir a Bogotá e ficar uns 4 dias. Sei que gasto é relativo mas vc tem um valor (em BRL) que permeie os gastos totais? Obrigada :)
gisele disse…
Também gostei das dicas. Pretendo ir em dezembro 2015/janeiro 2016. gostaria de saber se tem dicas de Popayán?
Unknown disse…
Fui a colômbia em outubro de 2015 e achei o país simplesmente fantástico!!! Cartagena é muito linda, repleta de cultura, lazer e diversas opções que não deixam o turista entediado nem por um segundo!!! Passear por suas ruas, saborear suas gastronomia e curtir o por do sol são coisas obrigatórias para os que iram desfrutar desta cidade maravilhosa, mas minha dica à aqueles que pretendem ir a Cartagena é : em hipótese alguma deixem de conhecer o Café Havana!!!!! É SIMPLESMENTE DEMAIS!!!!!! Fui também a San Andrés, que apesar de ser a parte pobre do caríbe, não deixa de ser linda e muito agradável, sem falar na gastronomia que é fantástica!!!!!! recomendo demais!!! Por fim, terminei minha viagem indo a Bogotá, que extremamente agradável, seu centro histórico é cheio de cultura e o friozinho é tudo de bom! Resumindo, não morro sem voltar à colômbia!!!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Calanques Francesas: Paraísos escondidos

PRAGA