PATAGÔNIA AYSÉN E A LENDÁRIA CARRETEIRA AUSTRAL

Amigos que acompanham meu blogger esta matéria relata mais uma experiência pelo nosso continente. Trata-se de uma região do Chile pouco explorada, a Patagônia-Aysén, percorrendo a tão famosa carreteira austral.

Sempre busco o máximo de Informações ao planejar minhas viagens, para que nada ou poucas coisas possam interferir de forma negativa nesses momentos tão valiosos da vida. 
No caso da Patagônia-Aysén não encontrei muitos relatos, por ser talvez um roteiro menos conhecido ou por ser uma região menos explorada pelo turismo. A primeira informação que tive e creio que a mais valiosa é que a melhor época para visitar a região é no verão, devido as condições climáticas adversas.

Muitas pessoas encaram essa aventura saindo do Brasil de carro ou moto. E muitos levam suas bikes para explorar a região. Como tenho pouco tempo e esse ainda não é o meu perfil de viajante fui mesmo de avião e aluguei um carro para explorar bem a região. Saímos num grupo de quatro viajantes.

As passagens

Não poderia deixar de relatar como foi a compra das passagens.  

As datas para viajar eram do dia 31 de dezembro e o retorno 18 de janeiro. Comprei as passagens com mais de dois meses de antecedência. Quanto mais próximo se compra as passagens mais salgados saem os preços. Isso não é novidade para ninguém! Tiramos as passagens nem com tanta antecedência e também não tão próximo, se tivéssemos emitido as passagens mais cedo creio que economizaríamos uns 300 reais em cada passagem.

Quando o destino requer vários voos sempre sai mais em conta optar por emitir passagens na mesma empresa e na opção múltiplos destinos ou várias cidades. Emiti as passagens desta forma, emitindo os seguintes trechos:


Brasilia - Balmaceda
Balmaceda - Puerto Montt
Puerto Montt - Santiago
Santiago - Brasilia

1º Trecho



Fiz uma "manobra" conexão para passar o reveillon em Copacabana. Com mais de 19 horas de conexão deu tempo de fazer até turismo pela cidade maravilhosa.

Combinei nossa saída de Copacabana às 3:00 horas da madrugada com um taxista para chegar com bastante antecedência ao aeroporto do Galeão de onde parte o voo para o Chile. Oportunidade é assim temos que abraçar, planejar e executar.    




2º Trecho







3º Trecho



O voo

Saindo do Brasil chegamos a capital chilena por volta das 10:48 hs. Partimos de Santiago para a cidade de Balmaceda por volta das 13:20 hs. O voo durou pouco mais de 3 horas, chegando a porta de entrada da Patagônia-Aysén o Aeroporto de Balmaceda por volta das 16:45 hs.    


Durante o voo



O Rípio

Os relatos que li na internet descrevem que a melhor forma de conhecer a região é optar pelos programas organizados por operadores de turismo locais. 

Optei por alugar um carro para pararmos onde quisermos e poder curtir com calma o que muitos descrevem como sendo uma das estradas mais cenográficas do mundo. 
Um pequeno e importante detalhe: é seguro e recomendável alugar um carro 4x4

A região tem estradas de terra ou melhor dizendo RÍPIO pedrinhas pequenas e soltas o que traz um pouco de adrenalina a viagem.

Estrada de Rípio  
                                    
Encontramos dificuldades para alugar o carro. Alugamos por esta agência local, porém ao chegar ao aeroporto deparei com diversas operadoras famosas. 

Aluguel carro


     Campaem rent a car, Calle Lautaro 930  Coyhaique  XI Region , Chile


Sr. Claudio Corvalan Salinas

Telefone: +569-9089-1557, http://www.campaem.cl/, campaemexcursiones@gmail.com


Camioneta 4x4 doble cabina Mitsubishi L-200

 Valor diario de arriendo $ 70.000 pesos chilenos



No pequeno aeroporto de Balmaceda

Curiosidade: o aeroporto fechou após o nosso voo aterrissar. 

Tenha uma reserva de aluguel de carro ou utilize um transfer para Coyhaique nestes balcões abaixo ou ficará na rua. 

Balmaceda não tem estrutura para abrigar turistas é somente a porta de entrada para quem chega de avião a Patagônia-Aysén.

Balcões de turismo no aeroporto de Balmaceda

Locadoras de carro no aeroporto de Balmaceda


Nosso roteiro

Primeira descoberta: Coyhaique

Coyhaique é a capital da patagônia Aysén e a maior cidade da região.
A população de Coyhaique gira em torno de 50.000 habitantes "uma metrópole" se considerar que na região a densidade demográfica é de 0,8 habitantes por Km²

A cidade funciona como pólo distribuidor do turismo da região e está a meia hora do aeroporto de Balmaceda. 
Em Coyhaique há bancos, restaurantes, hotéis, um pequeno centro de artesanato e um bulevar com lojas de todo tipo. É o ponto de apoio para os turistas da região.  



Importante em uma região como a de Aysén é não ficar sem combustível:

Combustíveis: vacilar jamais 

Balmaceda – Coyhaique 53,9km (1h)



De Balmaceda para Coyhaique

Coyhaique


Coyhaique também tem seus atrativos turísticos. 


Segunda descoberta: Puerto Tranquilo e suas Catedrais de Mármore

As cavernas de Mármore são um aqueles locais que entram na lista para se conhecer antes de morrer. 
Localizadas no famoso lago General Carrera composto por águas glaciais, as grutas estão entre uma das principais atrações da região. 
Foram mais de 12 mil anos para para que o vento e a água formassem essas verdadeiras esculturas de mármore únicas e deslumbrantes, que encantam turistas com suas cores que variam do azul claro, cinza até o rosa, contrastando com a água azul turquesa do lago criando um efeito especial e singular.

Coyhaique – Puerto Tranquillo (277km, 5h)





Ficamos hospedados em "Casinhas encantadoras" El mirador de Guadal, que fica após as Catedrais de Mármore. 





No inicio da estrada asfalto e lindas paisagens
Uma pedra no caminho! La piedra del Conde


A cada curva uma paisagem diferente 

Flores pelo caminho

Natureza pura! 


Que paisagem! 

Ainda na estrada!

Cerro Castilho

É possível fazer uma boa trilha e visitar à lagoa de origem glaciar aos pés do Cerro Castilho, que oferece aos visitantes uma vista espetacular avistando também o glaciar pendurado e o vale do rio Ibáñez. 
Por motivos de segurança é recomendado contratar excursões no povoado de Vila Cerro Castillo com guias experientes.

 Cerro Castilho  


A temida estrada de rípio. Não tão temida assim! Vimos muitos carros pequenos transitando pela estrada. É claro que uma estrada assim requer cuidados.

Cartões Postais a cada trecho percorrido
Lindas paisagens







Primeira aparição do Lago General
 Carrera 


Finalmente as catedrais de Mármore!

São três formações Capela (La Capilla), Catedral (El Catedral), e Caverna (La Cueva). Puerto Rio Tranquilo é uma aldeia localizada há 218 km de Coyhaique que serve de apoio para visitação das Catedrais de Mármore e é de onde saem a maioria das lanchas para o passeio. 

No início da manhã, quando há pouco vento e o lago há menos ondas é o período do dia mais apropriado para realizar o passeio. 

Uma dica: pode-se fazer o passeio por Puerto Marmol que fica um pouco mais adiante de Puerto Tranquilo, o passeio sai mais econômico e por navegar menos tempo para chegar a atração o tempo no local é maior. 

Segundo minhas pesquisas a navegação saindo de Puerto Marmol é também mais tranquila do que em Puerto Tranquilo.

Elas... vistas da estrada







Em direção a Puerto Marmol -  5km de Puerto Tranquilo


Puerto Marmol: De onde saem embarcações para o passeio.


As primeiras imagens!


Em poucos minutos as catedrais começam a aparecer


As embarcações entram nos recantos 
Natureza que impressiona!

Durante o passeio



É possível alugar caiaques e explorar cada cantinho dessas obras da natureza! 




As nuances da natureza







Relaxar e apreciar!

A nossa hospedagem merece um breve relato. Ficamos hospedamos no El mirador de Guadal, que fica próximo as Catedrais de Mármore. São cabanas ou casinhas a beira de uma da faces do grandioso lago General Carreira. 


Chegando ao hotel

As cabanas

Lugar para recarregar a bateria!
Vista geral das cabanas

Da janela do meu quarto
   

Seguindo a Carreteira Austral

Margeando o lago General Carreira ou o rio Baker a estrada oferece paisagens deslumbrantes aos seus vistantes

Uma ponte de tirar o fôlego 



Uma ponte cenográfica 

Vista da ponte




Rio Baker: Lindo e assustador

Rio de águas caudalosas de cor azul turquesa ou verde esmeralda, sim aquelas nuances encontradas lá no mar do caribe você poderá desfrutar neste rio. O Rio Baker tem origem no Lago Bertrand e é quase obrigatório sua inclusão no roteiro turístico da região.
Com extensão de 200 quilômetros o Rio Baker é indicado para as práticas esportivas radicais e de recreação, pela velocidade de suas águas a prática da pesca com mosca, o rafting e o caiaque são habituais. 
Eu diria que o Rio Baker não é para amadores, pela sua força e volume de água "considerado o mais caudaloso do Chile" não é recomendável uma aventura sem se cercar de todos os requisitos de segurança.





Há uma trilha bem tranquila que leva a este trecho do Rio que é impressionante tanto pelo barulho que a queda d'água faz como pela imensidão do local com suas montanhas e vegetação. 





Seguindo a Carreteira

Tenho citado a palavra carreteira o tempo todo e talvez haja leitores que não saibam mas é assim que os chilenos "não somente os chielenos" chamam uma estrada. 
Da palavra Carreteira compreendemos a origem do Arroz Carreteiro que surgiu quando os carreteiros (transportadores de cargas) que atravessavam o sul do Brasil preparavam sua alimentação de forma muito simples e prática, em panela de ferro, utilizando arroz, alho, cebola e charque picado. 

Margeando o Lago General Carreira em direção ao Chile Chico

Cartões postais a todo instante

Praias 

Chegamos a ver alguns corajosos tomando banho nesta praia e detalhe "nus". O visual é lindo mas creio que a água não seja de temperatura amena. Eu recomendaria um piquenique as margens da praia ouvindo o barulho das ondas que o vento presenteia aos visitantes com "gostinho de mar". 
Os acessos as praias são bem tranquilos a estrada fica bem próxima, porém não há qualquer estrutura neste local. Local ideal para uma paradinha relaxante.



Mais paisagens de tirar o fôlego

Habitantes locais e seus costumes


Explorando a região
Imensidão azul de um  lago


Nosso carro e companheiro de viagem











Comentários

Anônimo disse…
Amei a reportagem. Visitarei a região em fevereiro de 2018. Podendo informar seu email para contato., agradeceria
Anônimo disse…
Adorei a postagem super completa. Vou visitar a
região em janeiro de 2018 e as dicas foram
muito uteis. Grata!
Rosana
Descolada.com disse…
Obrigada! Foi uma bela viagem! Espero que a sua seja tão incrível como foi a minha!

Postagens mais visitadas deste blog

Calanques Francesas: Paraísos escondidos

PRAGA